aboreira scriptorium

É pretensão deste espaço, ser um depósito de ideias, tónica de pensamentos do seu autor, sobre a actualidade em geral e com especial incidência em várias Culturas, no Turismo, no Património e na Gastronomia, em Vila Nova de Poiares, na Região das Beiras/ Portugal e no Mundo. Pedro Carvalho Santos, pensou-o ... e o fez ...

A minha foto
Nome:
Localização: Vila Nova de Poiares, Coimbra, Portugal

Existo - creio no meu Deus.

segunda-feira, maio 08, 2006

carros de bois – passado recente


É um património cada vez mais raro e difícil de encontrar nas Beiras! Há algum tempo por uma questão Etnográfica tentamos com alguns conhecimentos que temos encontrar algum carro de bois de junta, ou seja de uma parelha de bois. Ficamos admirado com as dificuldades encontradas. É lógico que acreditamos que existam em muitas casas abandonadas e em inúmeros palheiros alguns destes exemplares, no entanto não temos duvida que daqui a alguns anos já não existiram exemplares.
Memórias vivas dum passado recente, este tipo de atrelagem ficou em desuso na zona das Beiras à cerca de 30 / 40 anos (conforme mais rural ou mais urbano), sendo no entanto que por vezes e em algumas aldeias do interior ainda os encontramos.
Dentro das actividades que vamos realizando, tivemos a oportunidade há cerca de 2 anos de ver um carro de um boi (com varais) no centro da cidade de Bordéus com uma grande pipa em cima, dando um aspecto fabuloso a essa recriação, encenando um passado que os mais novos muito apreciam porque lhes fala dum tempo que não o viveram e os mais velhos recordam!
Durante algum tempo, meses mesmo, deslocamo-nos a diversos concelhos e aldeias da Beira, colocamos em campo algumas pessoas que negociavam no terreno em ferro velho, velharias e outros e concluímos passado algum tempo a dificuldade que era encontrar esse tipo de veículo. Parecia que o gosto que queria-mos ter de possuir um carro de Junta de Bois mais característico desta zona das Beiras, era impensável. Para os concelhos de Sernancelhe, Terras do Demo do Aquilino, para Vila Nova de Paiva, Arganil, Gois, Pampilhosa da Serra e outros concelhos a dificuldade era acrescida.
Conseguimos no entanto para o local onde queria-mos colocar um carro tradicional, um carro de rodas com raios, de dois varais (de um boi ou vaca só), pagando por este um preço já elevado. Interessante foi o facto dos varais serem arqueados o que faz com que o animal possa ser de maior dimensão, até que pelo tamanho das rodas bastantes grandes, fazem supor um animal de porte.
Carro de junta com eixo de madeira, com rodas de 3 peças de madeira, nem pensar! Encontramos para o Distrito de Viseu alguns com rodas totalmente em ferro mas que desvirtuavam o inicial sentido do carro em plena concepção original.
Em algumas casas privadas, hotéis, casas de turismo, restaurantes, museus, espaços de cultura e centros religiosos ainda podem-se encontrar exemplares, apesar que em alguns destes espaços os carros encontram-se ao tempo, pelo que a sua degradação é extremamente rápida. Fácil é observar rodas soltas, bancos de jardim feitos de eixos e rodas, em jardins e moradias. Mas a maior parte porque ocupavam muito espaço fizeram-se em cavacas para lenha.
Passado alguns meses, falando com algumas pessoas nossas conhecidas e que sabem como gostamos de tradições e aspectos da nossa História Local e Regional, iniciamos mais alguns contactos para adquirir um carro de bois de junta. Iniciamos assim o trabalho de por cada aldeia do concelho tentar contactar alguém que pudesse saber de algum carro de bois de junta que quisesse vender, explicando mesmo os objectivos da compra, preservar apenas preservar um destes exemplares era o objectivo. Pedi ajuda ao senhor Alberto Santos (meu pai) conhecedor de vários locais e pessoas dando-me assim uma grande ajuda nesta nossa pretensão e, ... e este apareceu! Por nossa sorte um Poiarense que o tinha mandado fazer de encomenda, setuagenário de seu nome António. Sorte possivelmente terá tido o carro que não terá tido um fim adulterado ou em última análise queimado!
Dos objectos mais característicos das Beiras, temos Carros de Bois, de junta (com canga), de varais com um animal só, caso de boi, vaca, assim como de jumento, existindo também de 2 jumentos! As talhas de azeite, carroças de pi(e)trolinos ou azeiteiros, pias de pedra de azeite, Bidões em chapa para o azeite, as pipas do vinho, os arados e charruas com diversos tipos e formas, e tantos artefactos de outrora que caracterizam esta Beira de Portugal.

Pedro Santos