aboreira scriptorium

É pretensão deste espaço, ser um depósito de ideias, tónica de pensamentos do seu autor, sobre a actualidade em geral e com especial incidência em várias Culturas, no Turismo, no Património e na Gastronomia, em Vila Nova de Poiares, na Região das Beiras/ Portugal e no Mundo. Pedro Carvalho Santos, pensou-o ... e o fez ...

A minha foto
Nome:
Localização: Vila Nova de Poiares, Coimbra, Portugal

Existo - creio no meu Deus.

quarta-feira, novembro 03, 2010

Notas e contributos para a História de Vila Nova de Poiares

Sempre que possa e saiba parece meu dever enquanto Poiarense com várias gerações neste concelho, que contribua com o conhecimento que possuo no âmbito da História Local.
Aliás disso é feito a História de uma terra, de uma freguesia, concelho ou país. Por e-mail tenho esclarecido todos os que de uma forma ou outra me vão questionando sobre Vila Nova de Poiares ou a Região das Beiras.
Vem a propósito uma situação que me costumam colocar e convém esclarecer:
É meu entendimento que o Concelho de Poiares (Santo André de Poyares) nasceu em 1836, Decreto de Dezembro, tendo a primeira Reunião de Câmara acontecido em 15 de Fevereiro de 1837. A data de 1898 é a data da última restauração do Concelho, data em que se comemora o Feriado Municipal (13 de Janeiro).
É assim e a meu ver a Câmara Municipal a mais antiga instituição do concelho. Como exemplo, diga-se que mesmo na possibilidade das Confrarias Religiosas provirem de antes da fundação do concelho acabaram no entanto por extinguirem-se (como a Confraria do Santíssimo da Paróquia de Santo André de Poiares ), tendo inclusive dado lugar posteriormente à Irmandade de Nossa senhora das Necessidades (finais do século XIX).
A 8 de Setembro de 1874, 38 anos depois da fundação do concelho, cerca de 20 anos depois do Suprimento (Redução) do concelho, cerca de10 anos depois da construção do Edifício do “Palacete Municipal” em 1865, é fundada a primeira colectividade que chegou até nós apelidada de Filarmónica Fraternidade Poiarense.
Considero por isso que a mais antiga Instituição do concelho que chegou até nós é a Câmara Municipal e a mais antiga Colectividade a Filarmónica. Faz-se assim uma separação entre Instituição e Colectividade, porque se assim não fosse poderia estar a eliminar-se (como alguns tendem a fazer) o período mais antigo da história inicial da própria Câmara Municipal.