aboreira scriptorium

É pretensão deste espaço, ser um depósito de ideias, tónica de pensamentos do seu autor, sobre a actualidade em geral e com especial incidência em várias Culturas, no Turismo, no Património e na Gastronomia, em Vila Nova de Poiares, na Região das Beiras/ Portugal e no Mundo. Pedro Carvalho Santos, pensou-o ... e o fez ...

A minha foto
Nome:
Localização: Vila Nova de Poiares, Coimbra, Portugal

Existo - creio no meu Deus.

sexta-feira, maio 28, 2010

Comendador Bernardo Martins Catarino

No século XIX e inicio do século XX, foram comum em Portugal as doações realizadas por Beneméritos, nomeadamente de Portugueses que imigraram para o Brasil, onde angariaram “Grandes Fortunas”.
Indivíduos que granjearam enormes riquezas no “pais irmão”, e que não esqueceram a sua terra natal.
O papel destes Beneméritos foi em geral sempre ligado a causas sociais e recreativas. A maior parte das vezes estes Beneméritos foram oriundos de famílias muito pobres e ao visitarem a sua terra ou aldeia, apoiaram e cultivaram os apoios sociais e religiosos numa altura em que em Portugal as verbas disponibilizadas para estes fins era diminuta. Podemos afirmar mesmo que grande parte do que foi feito nestes domínios teve o apoio financeiro destes “mecenas”.
Instituições religiosas e de caridade como Misericórdias, Irmandades, Confrarias, Associações de Desenvolvimento e Comissões de Melhoramentos, Autarquias, Escolas e tantos outros domínios Culturais, Sociais e Recreativos, designadamente Jardins Públicos e Espaços Públicos.
Também o Concelho de Vila Nova de Poiares teve “filhos da terra” que não se esqueceram do “berço” e realizaram dadivas avultadas à época.
O Comendador Bernardo Martins Catarino foi um desses “Mecenas” que muito contribuiu para o concelho onde nasceu.
Enquadra-se assim na nossa História, Bernardo Martins Catarino. Nasceu no lugar de Pereiro de Cima, concelho de Vila Nova de Poiares a 3 de Julho de 1861.
Filho de uma família pobre deste concelho foi com 13 anos apenas que decidiu “cruzar mares” e ir para o distante Brasil terra de oportunidades aportando na cidade da Baía.
Com grande esforço e tenacidade, conseguiu criar uma posição de destaque na Sociedade Brasileira de então. Dedicou-se ao comercio e industria e em alguns anos atingiu grande sucesso, dispondo de créditos avultados.
Com 27 anos, foi, por aclamação, nomeado Provedor da Misericórdia daquela cidade e foram tais os seus serviços que o Governo do Brasil condecorou-o com a Comenda da Ordem da Rosa.
O sucesso em terras “irmãs” do seu berço foi grandioso, no entanto nunca se esqueceu de Nossa Senhora das Necessidades a quem à partida pediu protecção.
A sua acção benemérita no concelho que o viu nascer salientou-se em dadivas ao Hospital de Beneficência Poiarense, à nova Capela de Nossa Senhora das Necessidades assim como à Autarquia de Vila Nova de Poiares custeando o Jardim Municipal fronteiro aos Paços do Concelho que possui o seu nome. Foi a pedido do então Presidente da Câmara Municipal de Poiares, Dr. Augusto Simões, que Bernardo Martins Catarino acedeu a custear as obras de construção do espaço fronteiro aos Paços do Concelho. Esta obra era à muito desejada pelos Poiarenses que gostavam que os seus “Paços do Concelho” possuíssem um espaço público que desse notoriedade e enobrecessem a sede do poder concelhio. Ainda na década de ’50 são inauguradas as grandes obras de remodelação do Edifício Municipal.
O Jardim que ficaria com o seu nome possuí na base do coreto um motivo alusivo ao Comendador Bernardo Martins Catarino espelhado num Medalhão Comemorativo que foi descerrado pela sua bisneta que se deslocou propósitamente do Brasil para o evento.

Afilhado do Comendador Bernardo Martins Catarino, o Dr. José dos Santos Pereira Filho e esposa D. Vitória Régia C. Sampaio, residentes no Brasil em Salvador da Baia, visitaram o Concelho de Vila Nova de Poiares em 2009.
Visitaram em particular o lugar de Pereiro de Cima onde nasceu o Comendador seu padrinho, assim como os pontos altos do concelho e outros de interesse turístico do concelho, almoçaram no Restaurante O Confrade e levaram oferta do Município diversas monografias do concelho e publicidade Turística.