aboreira scriptorium

É pretensão deste espaço, ser um depósito de ideias, tónica de pensamentos do seu autor, sobre a actualidade em geral e com especial incidência em várias Culturas, no Turismo, no Património e na Gastronomia, em Vila Nova de Poiares, na Região das Beiras/ Portugal e no Mundo. Pedro Carvalho Santos, pensou-o ... e o fez ...

A minha foto
Nome:
Localização: Vila Nova de Poiares, Coimbra, Portugal

Existo - creio no meu Deus.

sexta-feira, março 09, 2018

Freguesia de Poiares – Santo André



Freguesia de Poiares – Santo André

Em 1836 quando nasceu o concelho, hoje de Vila Nova de Poiares, era designado: Santo André de Poiares, Santo André era o nome da Freguesia, sede deste recente concelho.

A Vila de Poiares Santo André é sede desta freguesia e sede do concelho de Vila Nova de Poiares e tem por orago, como próprio nome topónimo o indica, Santo André.

O povoado de Santo André embora antigo é de recente fundação. Conta a nossa História que terá sido por volta de 1640 que um padre cansado do barulho da feira junto à Igreja de Santa Maria da Arrifana terá expulsado os feirantes daquele lugar, tendo estes vindo a instalarem-se em Santo André de Poiares.

No entanto o desenvolvimento e povoamento do local por onde cresceu Poiares Santo André são atribuídos ao Mosteiro de Lorvão, dados os territórios que aqui tinha como grande Donatário desta Região. Algumas referências documentais apontam para uma Albergaria de Poiares como possível início da povoação. Esta albergaria  é mencionada em vários documentos entre os quais uma doação de D. Afonso III relativa à Igreja de Óbidos, datada de 1264.

Os povoados das Freguesias de Santa Maria da Arrifana e São Miguel de Poiares são mais antigos remontando ao início da nossa nacionalidade como o atesta o Foral de D. Dulce em 1195. Será por isso que nos surgem Casas de Cariz Religioso; na Abraveia, Povoa da Abraveia, São Miguel, Venda Nova, Couchel e em várias aldeias do hoje concelho, mas não na sede, Vila do concelho. As estradas principais e vias não passavam no meio da Vila como no século XX se passou a verificar, mas antes nos traçados seculares que provinham do Carvalho e Louredo (porto fluvial), assim como Forcado, Vale de Vaide, Olho Marinho, Mucela, Sabouga e outras periferias como até Friúmes. As estradas foram tendo convergência para a Vila sede de concelho, nessa mesma altura que começou a "desenhar-se a atual Cabeça do Concelho" - 1836.  

Poiares Santo André é hoje a maior Freguesia em população do Concelho, onde se encontram os Paços Municipais iniciados em 1866 e Ocupado nas decadas de '70 de Oitocentos. Também aqui se localizam os grandes espaços públicos: o Jardim Municipal, construído em 1957 em frente aos Paços do Concelho; o Jardim de Santo André no centro da Vila de Poiares e o Jardim aos Poiarenses construído em 2009, jardim exótico e moderno que conta com um bonito monumento, numa fonte, dedicado às artes e manufacturas das antigas profissões concelhias.

Na sede do concelho encontram-se os Serviços Administrativos mais importantes: Agrupamento de Escolas, Bancos; Finanças; Notário; Proteção Civil e Bombeiros; Correios; Terminal Rodoviário; Infraestruturas desportivas (Estádio e Campos de Futebol) e culturais como o CCP (Centro Cultural de Poiares), assim como a maior parte do Comercio e Serviços.

É nesta Freguesia que se encontra o Templo de Nossa Senhora das Necessidades com a Capela benzida em 1909, substituindo uma capela de menores dimensões muito mais antiga. Aqui no “Arraial”, grande espaço de arvoredo realiza-se todos os anos a Festa à sua Padroeira no segundo Domingo de Agosto.

Ao nível do Património Humano, era oriundo desta Freguesia o Insigne Prof. Doutor Daniel de Matos, nascido em 1850. Licenciado em Medicina, Reitor e Lente da Universidade de Coimbra, publicou inúmeras obras de referencia, traduzidas para outras línguas, foi médico de nomes como, a Rainha D. Maria Pia, Dr. Afonso Costa, Dr. António José de Almeida, Brito Camacho e tantos outros.

Em 1858 nascia na Aldeia Nova o General João Pedroso de Lima. Comandou várias divisões do Exército e da Guarda Nacional Republicana, tendo sido Ministro da Guerra e do Interior.

Nascido em 1874, o Dr. José Maria Dias Ferrão, formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Com inúmeras obras Jurídicas e Monográficas, é autor da primeira monografia do Concelho.

Lugares e aldeias da Freguesia são inúmeras e podemos destacar, a aldeia das Ribas no limite do concelho com Miranda do Corvo, a aldeia do Forcado no limite do Concelho com Serpins; a aldeia de Framilo limite do concelho com Foz de Arouçe e Casal de Ermio. Entroncamento de Poiares onde se cruzam as estradas nacional n.º 2 e nacional n.º 17, Risca Silva aldeia de comerciantes, aldeia de Couchel ou Abraveia são alguns dos lugares característicos desta Freguesia.

Pedro Santos – 8 de Janeiro de 2018