aboreira scriptorium

É pretensão deste espaço, ser um depósito de ideias, tónica de pensamentos do seu autor, sobre a actualidade em geral e com especial incidência em várias Culturas, no Turismo, no Património e na Gastronomia, em Vila Nova de Poiares, na Região das Beiras/ Portugal e no Mundo. Pedro Carvalho Santos, pensou-o ... e o fez ...

A minha foto
Nome:
Localização: Vila Nova de Poiares, Coimbra, Portugal

Existo - creio no meu Deus.

terça-feira, novembro 21, 2017

Preservando o nosso Patrimonio.


Nos anos oitenta ardeu a Casa dos Ferrões em Vila Chã e este ano de 2017 ardeu a Casa dos Moinhos. Perdem-se assim Estaleiros de Cultura e Saberes Poyarenses.

É urgente preservar “como original” algo que seja Memória dos Poiarenses para o Futuro da nossa Cultura Poiarense.

O Solar de Vilã Chã impõem-se ostentando na Fachada um brasão com o Escudo Oval sob elmo e timbre de Matos.

Esquartelado: I - Matos. II - Castelo-Branco. III - Ferrão. IV - Ferreira.

Esta casa pertenceu a Francisco Matos Ferreira Ferrão Castelo Branco, sargento-mor de Ordenanças de Penacova.

Está á venda neste momento, sendo que as Instituições do Concelho/ Também o Município e Juntas de Freguesia, Empresários por exemplo, através da Recém criada AEDP (Associação Empresarial de Poiares), ou por si só, particulares e outros interessados na salvaguarda do Património Poiarense deveriam juntar-se para uma Candidatura no âmbito do Turismo, Cultura, na certeza que teriam orgulho e sucesso nesta iniciativa, alem que devidamente explorado seria uma fonte de receita e riqueza. Poderia ser um Solar de Promoção de Produtos com Valor Económico, de Promoção de Eventos Recreativos e Culturais e numa óptica de “puxar” pelo Alojamento Local e Turismo assim como de actividades culturais ou  associados a outros tipos de alojamento como, TER e Turismo de Habitação.  Vila Chã foi uma antiga Vara (tipo pequeno concelho) do Antigo Regime em Poyares. A Capela de Vila Chã, local onde se faziam festas tradicionais, poderiam ser recriadas e ser mais um factor de alavancagem deste território no domínio da Tradição e Cultura tornando-se um elemento diferenciador. É urgente que Poiares seja parceiro intermunicipal com a Lousã, Penacova, Miranda do Corvo, “beber de Coimbra”, … e para isso necessita deste espaço único e emblemático.

Estou disponível.



Pedro Carvalho Santos

Casa da Lomba d’ Aboreira, Risca Silva, Novembro de 2017