aboreira scriptorium

É pretensão deste espaço, ser um depósito de ideias, tónica de pensamentos do seu autor, sobre a actualidade em geral e com especial incidência em várias Culturas, no Turismo, no Património e na Gastronomia, em Vila Nova de Poiares, na Região das Beiras/ Portugal e no Mundo. Pedro Carvalho Santos, pensou-o ... e o fez ...

A minha foto
Nome:
Localização: Vila Nova de Poiares, Coimbra, Portugal

Existo - creio no meu Deus.

sábado, abril 07, 2012

“Alguns Contributos para a História de Poyares”!

Sabia que à 500 anos no espaço hoje de Ribeira do Moinho, Santa Maria, Espadanal, São Miguel de Poiares, existiam inúmeros moinhos movidos a água?
Na realidade grande parte da “Bacia” de Poyares no século XVI era preenchida por pequenos aglomerados habitacionais. Inúmeros “Casais” “Povoavam” as Chãs de Poyares. Registos existentes em “Tombos de Bens” das Donatárias do Concelho, à época, testemunham o facto. Essas unidades de produção simples e “caseiras” atestam o labor e engenho dos antigos habitantes destes lugares.
A Albergaria de Poyares e outras Casas Religiosas como em São Miguel de Poyares ou Abraveia, confirmam a passagem de peregrinos, muitos no circuito da Sé Velha de Coimbra rumo a Santiago de Compostela.
Os territórios do Poyares Medieval, hoje concelho de Vila Nova de Poiares, tiveram os seus “Saberes, os seus Artífices, os seus Negociantes e Marchantes”. Na falta de vestígios, deixemos o imaginativo, das feiras, das trocas comerciais, da floresta e do pescado dos rios na confluência triangular destes três rios, no seu Termo, “mesmo aqui às portas da cidade de Coimbra”.
Pedro Carvalho Santos
Beira/ MZ 2012