aboreira scriptorium

É pretensão deste espaço, ser um depósito de ideias, tónica de pensamentos do seu autor, sobre a actualidade em geral e com especial incidência em várias Culturas, no Turismo, no Património e na Gastronomia, em Vila Nova de Poiares, na Região das Beiras/ Portugal e no Mundo. Pedro Carvalho Santos, pensou-o ... e o fez ...

A minha foto
Nome:
Localização: Vila Nova de Poiares, Coimbra, Portugal

Existo - creio no meu Deus.

quarta-feira, abril 06, 2011

Pensamos e escrevemos

“Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e
sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos
de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de
dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz
de sacudir as moscas...”
Guerra Junqueiro, in "Pátria", escrito em 1896



Pensamentos Escritos.


“A Felicidade é algo inexplicável. Já encontrei feliz o mais infeliz dos seres Humanos! A felicidade de cada um só pode ser então um mistério Divino.”

“Dizer que não se tem nada, é apenas uma constatação do que se tem e do que se queria ter. Há também aqueles que nada tem efetivamente, nada de nada, ... e por vezes perante essa dor de miséria, tem ainda um sorriso e brilho nos olhos!”

“Muito se fala agora de crise e fosso social na Europa e nomeadamente em Portugal. Fazem-no porque exigem e exigem sempre mais, porque tem e não querem perder.
Existem locais no mundo onde esses fosso social sempre existiu e a crise é permanente. Concluí-se que se pede porque já se tem, querendo desenfreadamente cada vez mais e mais, a evolução tem destas coisas!”

“Em Ambientes Cosmopolitas, temos obrigatoriamente que ver outras “paletas” de cor. Estar voltado a Oriente também nos faz pensar em histórias de mil e uma noite, histórias das Arábias, de Culturas Milenares; Muçulmanos, Indianos, Chineses, Japoneses e outros que durante séculos alimentaram o imaginário Ocidental.
A vida de um ser Humano é preenchida e construída de experiências enriquecedoras, que valem pelo que valem, mas que fazem seguramente cada Ser Humano aumentar o seu conhecimento, para posteriormente melhor se servir dele. Há experiências na vida que valem por si só o esforço e a perigosidade. Por vezes é preciso desprendermo-nos de ruas e avenidas, preenchidas de “gente” pobre e miserável, sujidade e outros desencantos que nos podem atraiçoar a analise. A construção do Ser Humano deve fazer-se de tudo o que o rodeia, sob pena de não ver/ ou não querer ver o mundo real que nos rodeia. Só assim poderemos passar a um estado de verdadeira experiência capaz da tal condição de Humanismo e de Conhecimento, motor de Evolução do próprio Ser Humano.
Esta pequena passagem na vida será assim um teste que Deus nos faz e que nos permite porventura atingir a verdadeira vida eterna.”