aboreira scriptorium

É pretensão deste espaço, ser um depósito de ideias, tónica de pensamentos do seu autor, sobre a actualidade em geral e com especial incidência em várias Culturas, no Turismo, no Património e na Gastronomia, em Vila Nova de Poiares, na Região das Beiras/ Portugal e no Mundo. Pedro Carvalho Santos, pensou-o ... e o fez ...

A minha foto
Nome:
Localização: Vila Nova de Poiares, Coimbra, Portugal

Existo - creio no meu Deus.

quinta-feira, janeiro 04, 2007

um brasão, uma bandeira e um selo ... simbolos de um concelho e de um povo

Brasão: De prata, ao centro duas andorinhas de sua cor em direcções opostas, ladeadas por dois pinheiros bravos de verde frutados, troncados e arrancados de negro. Em chefe realçada a ouro, centra-se uma abelha. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro Vila nova de Poiares.

Bandeira: Brasão sobre o fundo a verde. Cordão e borlas dos mesmos esmaltes. Haste e lança de Ouro.

Selo: Circular tendo ao centro o brasão sem a indicação de cores e metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos, onde corre a legenda Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares. 


Descritivo: 
“As andorinhas são o símbolo da emigração, que voltam á terra onde nasceram para nela criarem os filhos, representadas na sua cor natural. Os pinheiros são de verde, esmalte que denota esperança e fé. As pinhas são de cor natural. Os troncos a e as raízes dos pinheiros são de negro, esmalte que representa a terra e simboliza a firmeza, a honestidade e a cortesia. A Abelha além de representar a agricultura, simboliza a ordem, o trabalho e a disciplina.”