aboreira scriptorium

É pretensão deste espaço, ser um depósito de ideias, tónica de pensamentos do seu autor, sobre a actualidade em geral e com especial incidência em várias Culturas, no Turismo, no Património e na Gastronomia, em Vila Nova de Poiares, na Região das Beiras/ Portugal e no Mundo. Pedro Carvalho Santos, pensou-o ... e o fez ...

A minha foto
Nome:
Localização: Vila Nova de Poiares, Coimbra, Portugal

Existo - creio no meu Deus.

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

e o doce nasceu e Poyares venceu!

Na promoção de um concelho que teima em ser o melhor entre os melhores nasceu um doce magnifico e muito beirão. Jaime Soares Presidente do Município é o Pai desta esplêndida ideia que antes de ser um verdadeiro sucesso, ... já o era!

Apresentação do Poiarito

Desde tempos imemoriais que na região onde se situa o concelho de Vila Nova de Poiares se confeccionaram inúmeros pratos gastronómicos, salientando-se os de doçaria.

Nesta região, a doçaria teve quase sempre por base, tanto o saber popular, como a mestria das mais nobres elites do reino, com incidência nas casas religiosas e conventos.
Produtos ligados ao pão, mel, ovos e vinhos, assim como seus derivados, aguardentes e em especial os licores, deram cor e sabores aos doces por aqui confeccionados.

A base desta cultura alimentar, sempre muito rica e variada deu origem a que a região obtivesse a Denominação de Origem Protegida no caso do Mel de Urze. O próprio nome Poiares terá tido origem nos fornos da Poia, onde se coziam os grandes pães de cabeça e a chanfana. Assim temos Poia, Poiares e Poiarito.

Também os vinhos, uma constante no agricultor poiarense, se obtiam de doces uvas, que se transformavam em aguardentes e licores, secando-se ainda alguns cachos onde para mais tarde saborear passas e sultanas.

Na mais plena tradição da região, o “Poiarito” apela aos ingredientes característicos do país e da zona Beirã. Açúcar, água, canela, mel, sultanas, pão, gemas e licor, fazem também deste doce um ex – libris do concelho de Vila Nova de Poiares.

Pedro Santos