aboreira scriptorium

É pretensão deste espaço, ser um depósito de ideias, tónica de pensamentos do seu autor, sobre a actualidade em geral e com especial incidência em várias Culturas, no Turismo, no Património e na Gastronomia, em Vila Nova de Poiares, na Região das Beiras/ Portugal e no Mundo. Pedro Carvalho Santos, pensou-o ... e o fez ...

A minha foto
Nome:
Localização: Vila Nova de Poiares, Coimbra, Portugal

Existo - creio no meu Deus.

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

uma questão ligada a Maravilhas


uma questão ligada a Maravilhas

Em cada terra, em cada localidade, em cada cidade, em cada região e em cada país, ... também em cada continente e no nosso mundo em geral existem Maravilhas. É lógico que isso depende em primeiro lugar do que se entende por Maravilha e do que se considera Belo!
A Maravilha pode ser uma paisagem, uma construção, um Homem, enfim um pequeno ou grande acontecimento, um momento e tantas outras questões.
Agora muito se fala de Maravilhas, deve ser das sete pois claro.
Em um Jornal Regional pude observar que o Mosteiro da Batalha estava para ser, ou candidato a Maravilha! Pasme a minha alma Lusitana se o Mosteiro da Batalha não é por direito uma Maravilha do nosso País!
Não será preciso nenhum Doutoramento em Artes para se saber que o Mosteiros dos Jerónimos são uma Maravilha Nacional. E o Palácio Convento de Mafra? Que em vez de ser uma Câmara ou um Quartel devia ser um Museu e uma Unidade Hoteleira de quantas estrelas houvesse. E as Lagoas de São Miguel? A Costa Vicentina? A Serra da Estrela? E a Peneda Gerês? Pois o Castelo de Guimarães pelo significado que tem, ou a Universidade de Coimbra? Depois é o Problema! É que se calhar temos que colocar um por Região! O Alentejo tem o Templo de Diana!!!!!! E porque não a paisagem Alentejana? As Sés? É pá, mas isso são muitas! E a Basílica da Estrela, que possuí inúmero Património Humano lá dentro? E o vinho do Porto, as Caves de Gaia? As pinturas Rupestres, as Pegadas da Lourinhã e Sintra? O Palácio e a Pena?
É difícil se calhar escolher, mas se eventualmente é Monumento e Património Edificado que se quer, então como critério tenha-se o movimento de arte e estilos em Portugal. Se é de um âmbito geral, que se tenha gosto na escolha, mas acima de tudo que se deixe de dizer coisas que não são e que se passe a chamar os “bois pelos nomes”, que se pare de incitar e chamar à praça publica monumentos e conjuntos que até uma criança sabe dar o valor e certeza que é por direito Maravilha.