aboreira scriptorium

É pretensão deste espaço, ser um depósito de ideias, tónica de pensamentos do seu autor, sobre a actualidade em geral e com especial incidência em várias Culturas, no Turismo, no Património e na Gastronomia, em Vila Nova de Poiares, na Região das Beiras/ Portugal e no Mundo. Pedro Carvalho Santos, pensou-o ... e o fez ...

A minha foto
Nome:
Localização: Vila Nova de Poiares, Coimbra, Portugal

Existo - creio no meu Deus.

quinta-feira, março 01, 2007

O melhor Português de sempre


O melhor Português de sempre

Parece-me transparente e claro como a água que não existe forma verdadeira e justa de definir o melhor Português de sempre!
Em primeiro seria descabido eleger uma figura Humana (homem ou mulher) capaz de se definir como melhor Português de sempre numa história no mínimo milenar. Pois é, nós não temos 300 ou 400 anos de História. Nós temos registos de feitos históricos com inúmeros séculos.
No entanto e porque quando se importam modelos de outros países, seja de que matéria for não se tem o cuidado de adaptar à nossa realidade, assiste-se quase sempre a imperfeições e situações ridículas.
No meu entender o tempo tem que ser analisado sempre à época. Assim sendo nunca se pode querer que o “nosso” tempo tenha que ser forçosamente melhor que os outros. Porque é que tem que ser figuras contemporâneas (do nosso tempo actual) a serem os melhores?
Ora é necessário, para ser minimamente justo, dominar inúmeros temas para analisar qual foi o melhor de cada “coisa” e mesmo assim nem todos estarão de acordo.
Pedro Nunes, Vasco da Gama, D. João II, D. Afonso Henriques, O Infante Santo (Príncipe D. Fernando) um verdadeiro Mártir, Camões, Infante D. Henrique, João XXIII, Rainha Santa Isabel, os Pastorinhos de Fátima e tantos outros. Estes serão mais ou menos, grandes vultos da nossa História e ninguém contestará.
Mas a gosto, ou seja por temáticas outros existem! Josefa de Óbidos foi uma Grande Pintora Portuguesa, a Amália foi uma Grande Fadista, o Eusébio e o Futre foram grandes nomes do Futebol, Eça de Queiroz, Aquilino Ribeiro, Antero de Quental, D. João V, o Marques de Pombal, Teofilo de Braga, Carvalho Monteiro, Egas Moniz, Daniel de Matos (apelidado de “Glória Nacional”), Aristides de Sousa Mendes, e porque não Salazar ou Alvaro Cunhal, a Ferreirinha, Viriato, D. Dinis, enfim tantos e tantos nomes que não dava para aqui se lembrar-mos de todos. Cada um na sua área, todos discutíveis claro que sim! A nossa História tem inúmeros nomes que podem figurar nos melhores do Mundo! Portugal é uma Nação com um património Humano riquíssimo.
Pegue-se num manual de História e veja-se nas mais diversas áreas quem fomos e o que fizemos. Os nossos governantes, pessoas que devem ser analisados na época em que viveram, os nossos professores e cientistas, médicos, descobridores audazes, artistas, desportistas, heróis, religiosos, homens e mulheres de negócios, enfim tantos e tantos outros que temos a consciência de estar a ser injustos nesta curta menção.
Não acredito que alguém letrado deste país queira crer que o melhor Português de sempre sejam as duas personagens que parece que chegaram ao fim de determinado “concurso”!
Tive conhecimento desta situação a cerca de 3 dias e fiquei deveras admirado ao me ser contado os pormenores e contornos de tal questão.
Acho no mínimo que são processos mal conduzidos, que poderão levar em erro muitos dos nossos jovens, incitando crises de valores já por si débeis.

Não existe um “melhor Português de sempre”, só o querer já é uma pretensão sem nexo e descabida. Um país como Portugal teve vários “melhores Portugueses de sempre” e escolher entre eles é utópico e ridículo.