aboreira scriptorium

É pretensão deste espaço, ser um depósito de ideias, tónica de pensamentos do seu autor, sobre a actualidade em geral e com especial incidência em várias Culturas, no Turismo, no Património e na Gastronomia, em Vila Nova de Poiares, na Região das Beiras/ Portugal e no Mundo. Pedro Carvalho Santos, pensou-o ... e o fez ...

A minha foto
Nome:
Localização: Vila Nova de Poiares, Coimbra, Portugal

Existo - creio no meu Deus.

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Corpo Nacional de Escutas - 711 Vila Nova de Poiares


Agrupamento 711 do Corpo Nacional de Escutas recebe medalha de Prata do Município
de
Vila Nova de Poiares

O Município de Vila Nova de Poiares, condecorou entre outros o Agrupamento 711 de Vila Nova de Poiares no passado Domingo dia 13 de Janeiro, dia de Feriado Municipal deste concelho. A Cerimónia ocorreu no Salão da futura “Casa da Cultura” deste concelho, onde compareceram inúmeros Escuteiros.
Assim a presente Direcção deste Agrupamento vem agradecer ao Município e ao seu Presidente este reconhecimento atribuído.
Mas se o ano de 2008 inicia da melhor forma para esta Instituição, o ano de 2007 possui também especial particularidade no seio da grande família Escutista para este Agrupamento. Foi ano do Centenário Escutista a nível Mundial e também porque foi ano de Comemorações das Bodas de Prata do Agrupamento 711.
Estes simples apontamentos são para todos e em especial para o leitor menos familiarizado com esta grande família.
Assim podemos dizer que Agrupamento é uma Associação Local, que pode ser numa Cidade, Vila, Freguesia ou Lugar. Tem um número de ordem, que no caso de Vila Nova de Poiares é o 711. Depois existem os Núcleos, de onde fazem parte vários Agrupamentos e no caso do 711 é o Núcleo Mondego Sul. Acima destes, a Região que no caso concreto é Coimbra e depois o País, ou seja de nível Nacional – Portugal.
O Escutismo em Portugal tem várias Associações, o CNE – Corpo Nacional de Escutas, assumindo-se como Escutismo Católico Português, o AEP – Associação de Escoteiros de Portugal e as Guias (Movimento Feminino).
Em outros países o ideal de BP – Baden Powel, teve adaptação a várias situações particulares ao longo dos tempos. Movimento com ligações várias, deve na sua essencia a ser um ideal de jovens, de apoio aos jovens e na formação de jovens. O Escutismo tem actividades de todos os géneros: de Secção, os lenços (Amarelo, Verde, Azul e Vermelho), de Agrupamento, Regional, Nacional e Internacional.
Escuteiros de Vila Nova de Poiares, já participaram em todas estas actividades, incluindo de nível Internacional.
O Agrupamento de Vila Nova de Poiares, ainda possuí no activo um dos seus Fundadores, outros foram se afastando ou já não se encontram entre nós.
No Agrupamento temos presentemente o Fundador – Chefe António Pina Gil, que foi o primeiro Chefe de Agrupamento Este chefe foi agraciado com uma condecoração (100 Dirigentes) no final do ano passado.
No ano seguinte à Fundação do Agrupamento 711 em 1982, abriram-se inscrições e entraram muitos jovens e alguns deles ainda se lá encontram hoje como Dirigentes (o mesmo que Chefes).
Movimento vivo de Vila Nova de Poiares, parte integrante dela mesma, representativo de Jovens de todas as idades desde os 6 anos, é seguramente a maior instituição de Jovens do Concelho, fazendo “jús” ao CNE que é a maior e mais representativa forma de Juventude do País.
No passado ano de 2007, realizaram-se eleições e foi eleito como Chefe de Agrupamento o Dirigente João Santos, tendo este nomeado como Chefe Adjunto o Dirigente José Manuel. O Assistente é o actual Padre do Concelho o Padre Natário.
Ser Escuteiro na Verdadeira essencia é ser Escuteiro para toda a Vida. Neste mundo global em que cada vez mais as “coisas” simples da vida se perdem, fazem com que o Escutismo seja o contacto com a natureza com os valores com a moral e a ética e assim sejam estas as suas grandes bandeiras enumerados nos seus Principios, nas Leis e num ideal de fazer deste mundo um mundo melhor. A todos os que são um bem – haja, a todos os que não são que entendam e compreendam a importância de instituições como esta. E já agora façamos uma “boa acção” contribuindo para que este rectangulo concelhio e nacional se integre na esfera mundial unidos por BP e Deus.

Pela Direcção do Agrupamento

Pedro Santos
Associado do CNE