Café Central - Vila Nova de Poiares
Café Central, Café da D. Gina, Café da Rosinha e tantos outros nomes lembrando um “Magestic”, um “Nicola”, uma “Brasileira” aqui no nosso “burgo” de Vila Nova de Poiares.
Este espaço comercial, situado no “coração” da Vila Sede de Concelho, iniciou a sua atividade a 2 de Agosto de 1945 por Manuel Alves Pedroso (nome Comercial “Figueiredo”) pai da actual descendente Rosa Maria Martins Ferreira conhecida por “Rosinha”.
A sua mãe; Georgina da Conceição Martins (D. Gina) esteve a gerir a casa desde 1947 com o marido até 1970 altura que continuou com a sua filha. Esta manteve a gerência do negócio de família até à passada Sexta – Feira dia 23 de Setembro perfazendo 71 anos. Este negócio de família com inúmeros prémios e reconhecimento conhece agora uma nova gerência. Em 1995 recebe o prémio de 50 anos de atividade de estabelecimento na categoria de café, entregue em Festa de Gala no Casino do Estoril.
Foi palco de bailes nomeadamente nos anos 60’ e 70’, local de visita de Presidentes da Republica, Ministros e Governantes, receção de figuras da Politica Local, Presidentes de Câmara, Repartição de Finanças, Notário e Bancos. Espaço de todos, espaço de um povo que fez história, que aprendeu, fórum de conversas e saberes.
O Café Central foi escola de aprendizagem de gerações de bilhar Livre, mais tarde de snooker, Xadrez, Damas e Poker. Realizou os primeiros torneios e provas ultrapassando gerações.
Aqui fizeram-se consultas médicas pelo Dr. Vicente, dando injeções, tratando poiarense de aldeias da serra, “… a minha mãe fervia as seringas e ele não levava dinheiro aos pobres …”(cit. D. Rosa Ferreira).
Passaram-se filmes, projetados na parede do pátio traseiro, deliciando miúdos e graúdos, num tempo diferente num tempo distante.
O Café Central de Poiares foi local geracional, histórico, sala de visitas do Concelho, possui legado de Memória Coletiva impar no universo da História Local e Regional de Poiares.
Aos novos gerentes o maior sucesso deste legado que faz a História de Vila Nova de Poiares.
Casa da Lomba d' Aboreira
2016-09-23